Inaugurado na UFBA o primeiro espaço aberto de criação e inovação, o IhacLab-i

Secti_Manoel_Mendonca_UFBA

– O primeiro Espaço Fazer Bahia, projeto idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi inaugurado nesta quarta-feira (20), às 9h, no prédio da Universidade Federal da Bahia, PAF 5, Campus de Ondina. Com o conceito de espaço aberto de criação e inovação, o IhacLab-i funciona como centro de convivência, com acesso a um conjunto de equipamentos e materiais compartilhados.

O Espaço Fazer Bahia da Ufba compreende uma rede autossustentável, sem que haja cobrança de valores para sua utilização, uma vez que os valores serão subsidiados pelo apoio do Estado, responsável por aportar equipamentos e locais. O espaço está aberto para a comunidade geral e conta com mobiliário e computadores, nos quais os estudantes da Ufba, junto com a Juventude Ativista de Cajazeiras (Jaca), colaboraram na recuperação, reciclagem e limpeza do ambiente.

O secretário da Secti, Manoel Mendonça, esteve presente na ocasião e comentou sobre o convênio firmado entre a pasta e a Ufba para máquina de corte a laser, torno CNC e demais equipamentos destinados ao Laboratório de Fabricação.“É muito bom que esse primeiro espaço seja inaugurado na Ufba. Tem equipamentos que estamos cedendo e que poderão suprir necessidades, pois as pessoas precisam de espaços com essas características”, falou Mendonça.

O secretário informou ainda que os espaços ficarão disponíveis para a convivência de públicos diferentes. “Eles têm que estar acessíveis desde um marceneiro que quer complementar seu projeto e precisa de uma ferramenta especifica para tal, até o estudante de engenharia mecânica que precisa de ferramentas e de impressoras 3D. Também marcaram presença na inauguração, além de representantes da Secti, o reitor da Ufba, João Carlos Salles, o Pró-Reitor Olival Freire e o coordenador de Inovação da PROPCI/UFBA, Paulo Gomes.

Fotos: Marcia do Amparo – SECTI BA

 

Kátya Elpydio4897 Posts

Criei o Borimbora com o objetivo fundamental de fazer com que você esteja sempre à frente do seu tempo no que diz respeito à comunicação na sua totalidade. Nenhum de nós é TÃO BOM quanto todos nós JUNTOS!

0 comentários

Deixe um comentário

Login

Bem vinda! Entre na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password