Espetáculos apoiados pelo Fundo de Cultura são indicados ao Prêmio Braskem

Leto_Carvalho
Na lista de espetáculos e profissionais das artes cênicas indicados à 23ª edição do Prêmio Braskem de Teatro destacam-se seis produções apoiados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia. A premiação vai celebrar os melhores do teatro em 2015, nas categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial.
As peças apoiadas pela Secult concorrem a seis categorias. Campo de Batalha, Castelo da Torre e Sade concorrem na categoria Espetáculo Adulto. Já Gil Vicente Tavares, Márcio Meireles e Lázaro Ramos e Meran Vargens concorrem na categoria Direção, pelas peças Sade, Campo de Batalha e O Castelo da Torre, respectivamente. Felipe Benevides por Canto Seco e Wanderley Meira são candidatos ao prêmio de Melhor Ator por Sade.
Na categoria Atriz concorrem Diana Ramos, pela atuação em Castelo da Torre, e Mariana Freire por Canto Seco. Na categoria Texto, concorrem Aldri Anunciação por Campo de Batalha e Gil Vicente Tavares por Sade. Por fim, na Categoria Especial, concorrem Fernanda Bezerra pela produção de Sade e Rino de Carvalho Inácio pelo figurino e maquiagem em Sade, Canto Seco, Circo das Pulgas, Castelo da Torre eRuína dos Anjos.
Reconhecimento 
O superintendente de Promoção Cultural da Secult, Alexandre Simões, reconhece a importância do Prêmio Braskem na revelação de novos talentos e na sustentação da mobilização da cena cultural na Bahia. “Além de revelar novos talentos, a premiação é de extrema relevância no calendário festivo da Bahia. Um elemento precursor para outros mercados”.
A 23ª edição avaliou 59 peças que estiveram em cartaz no período de 1º de abril a 23 de dezembro. A comissão julgadora foi composta por Cristina Leifer, atriz, diretora teatral e produtora cultural; Eliana Pedroso, bailarina, gestora e curadora do Café-Teatro Rubi; Jorge Alencar, ator, dançarino, coreógrafo, realizador audiovisual, diretor teatral, educador, pesquisador e curador; Marcos Uzel, jornalista; e escritor e Rose Lima, diretora artística do Teatro Castro Alves (TCA).
O Prêmio Braskem de Teatro recebe patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fazcultura e das secretarias de Cultura e da Fazenda. A cerimônia de premiação acontece em abril, no TCA, em Salvador.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult)

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password