Transformando crise em oportunidade

coaching

Especialista revela que o coaching pode ser a saída para buscar o sucesso.

A população brasileira está passando por um momento oportuno, principalmente no sentido de refletir sobre tudo que tem ocorrido no país. Porém, como tomar ações energéticas a partir dessa reflexão, se há uma sensação de impotência e se todos não sentem suas vozes ouvidas em meio a tantos assuntos desagradáveis?

A coach Andreia Rego fala que o coaching se refere ao alcance da potência individual. “O processo promove questionamentos inteligentes, estimulando cada um a olhar para dentro de si, trazendo à tona o seu melhor, suas qualidades, seus pontos fortes, valores pessoais. Esses fatores são imprescindíveis nos dias de hoje, justamente porque orientam para solução de problemas, ações e realização”, conta ela.

Dessa forma, existe sempre um antídoto para aquilo que a pessoa não gosta, fazendo com que o processo ajude o indivíduo a transformar o que é negativo em positivo. Ou seja, o ponto principal é ampliar e modificar o olhar diante das situações. Por conseqüência, mudanças ocorrem no comportamento.

“A palavra ‘crise’, na origem grega, diz respeito à ruptura e essa quebra pode significar ameaçar a segurança, trazendo incerteza no que está por vir. Independente de qualquer estado é importante saber que nunca se está seguro de nada, exceto da morte”, conta Andreia.

Sendo assim, a crise, seja ela social, de saúde, emocional, governamental, política, amorosa ou financeira requer que todos tenham impulsos para pensar com determinação, a fim de modificar aquilo que incomoda. O progresso começa a partir de cada um, podendo até alcançar um coletivo.

Por outro lado, a palavra oportunidade (opportunitas), significa ‘ocasião favorável/chance’. De acordo com a coach, é tempo, então, de transformar o antídoto de crise em oportunidade. “Rupturas contêm em si uma pausa, um antes e um depois. Abrem portas para o desconhecido, o novo. O sucesso é buscar o que se precisa com foco e criatividade”, afirma a especialista.
É nessa linha que o coaching auxilia cada um, para que haja um aprofundamento do autoconhecimento, na construção de uma vida melhor. Ele resgata a essência da pessoa, o que viabiliza descobertas, atenção para o pensamento positivo e revitalização.

Já dizia o filósofo Ernst Bloch: ‘pensar significa ultrapassar’”, conclui Andreia.

Serviço: Andreia Rego  – Psicanalista e Coach de Desenvolvimento Humano

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password