UFBA abre ano letivo com palestra sobre microcefalia

microcefalia

A Universidade Federal da Bahia realiza nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, às 18 horas, no Salão Nobre da Reitoria, a aula inaugural do ano letivo de 2016. A palestra, a cargo dos professores Ricardo Arraes Ximenes (Universidade Federal de Pernambuco) e Celia Turchi Martelli(Fiocruz/Pernambuco), abordará o tema “Epidemia de Microcefalia no Brasil”, fornecendo dados e apurações em função da alta incidência da doença no Nordeste brasileiro.

As microcefalias decorrem de alterações de estrutura ou função do corpo na fase pré-natal. Os primeiros casos da doença no país foram identificados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco em outubro de 2015. Logo foi solicitado o apoio do Ministério da Saúde. Desde então, vêm sendo feitas investigações em Pernambuco e nos demais Estados da Região Nordeste, com notificação à Organização Mundial da Saúde em 23 de outubro de 2015. Naquele momento, uma das principais hipóteses sob investigação era a infecção pelo vírus Zika, potencializando a ocorrência de microcefalias e das demais causas conhecidas, como infecções virais, exposição a produtos físicos, químicos ou fatores genéticos.

Os palestrantes

Ricardo Ximenes possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1977), Residência em Clínica Médica pelo Instituto de Assistência Médica da Previdência Social(1979), mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e doutorado em Epidemiologia (PhD) pela London School of Hygiene and Tropical Medicine(1991). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco e professor permanente da Pós-Graduação em Medicina Tropical da UFPE. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B. Desenvolve pesquisas principalmente voltadas para a área de epidemiologia das doenças infecciosas.

Celia Martelli é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Goiás, possui mestrado em Epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine/UK, e doutorado pelo Departamento de Medicina Preventiva da USP. Pesquisadora e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 1C), é professora titular do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás/ Departamento de Saúde Coletiva. Atua ainda como pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães – Fiocruz/Pernambuco, com Bolsa de Especialista Visitante desde 2014.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password