Marca tailandesa lança um dos comerciais mais racistas dos últimos tempos

Marca tailandesa

Por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda existe (muita) gente que julga a cor da pele como um fator determinante para alguma coisa. O racismo existe e já deu inúmeras provas de que está presente nos mais diversos ambientes, ficando bastante evidente em casos de ataque como o sofrido pela jornalista da Rede Globo Maria Júlia Coutinho, no ano passado.

O ano é novo, mas já começa mostrando que muita coisa velha permanece. Como se não bastassem manifestações racistas nas redes sociais, uma marca tailandesa lançou um comercial que pode ser classficada como uma das campanhas mais racistas da publicidade recente. O produto anunciado por si só se mostra sintomático no que diz respeito à desvalorização da pele negra e a constante tentativa de embranquecimento da sociedade. Trata-se de uma linha de produtos, entre comprimidos e cremes, que promete auxiliar no clareamento da pele.

O filme mostra duas mulheres. Enquanto uma permanece com a pele clara, a outra vai “escurecendo”. A mensagem pretendida não faz questão alguma de esconder a carga negativa que a marca confere à pele negra. O slogan é tão absurdo quanto a proposta: “Você só precisa ser branca para vencer”.

http://bcove.me/g4gqnnq3

A Seoul Secret, marca responsável pelo anúncio, retirou o vídeo do YouTube na sexta-feira (8) e publicou uma “retratação” em sua fanpage no Facebook, alegando que não teve “qualquer intenção de transmitir mensagens discriminatórias ou racistas”.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password