Rui exalta valor da educação e anuncia apoio para construção de mais de 500 creches na Bahia

Governador se despede do ano reforçando sua convicção na importância da educação e da família.

“Eu quero cumprimentar todos os baianos e baianas nessa reta final de 2015. Dizer que é o ano que fizemos muito pela educação. Nós lançamos o Pacto pela Educação – Educar para Transformar, que para mim educação é o que transforma a vida das pessoas”. É ressaltando o empenho do Estado para melhorar a educação na Bahia que o governador Rui Costa abre o último programa Digaí Governador deste ano, que vai ao ar nesta quarta-feira (29).

Para Rui, a educação é o que “efetivamente vai modernizar nosso Estado e fizemos uma grande mobilização com prefeitos e prefeitas”. Segundo ele, em 2016 as ações na área serão intensificadas, com fornecimento de material didático para as crianças e livros infantis de autores baianos distribuídos pelo governo do Estado, além de livros para ampliar a capacitação dos professores.

“Nós queremos garantir alfabetização na idade certa, porque aí nós vamos começar a botar o trem no trilho, porque um dos problemas da educação é a defasagem idade/série. Nós queremos começar a corrigir isso e, com isso, eles vão ter um desenvolvimento educacional longo”, relacionou o governador. Rui informou que o Estado vai continuar apoiando as prefeituras na conclusão das mais de 500 creches disponibilizadas na Bahia pelo governo federal.

Projeto Primeiro Emprego

Entre as ações de destaque na área da Educação que se iniciaram em 2015, de acordo com Rui, uma delas é o Projeto Primeiro Emprego, que vai dar oportunidade, já em 2016, a 4,5 mil jovens que concluíram o 2º grau, abrindo uma vaga em vários serviços durante dois anos, com salário e com assistência médica. “E em 2017 mais 4,5 mil, então, ao todo nós vamos estar funcionando com nove mil vagas no Estado, além das vagas que serão abertas pela iniciativa privada”.

Outro projeto é a bolsa de estudo para as famílias de jovens que estão nas universidades estaduais, que passam a ter o apoio do Governo do Estado para que consigam concluir seus cursos. “Devemos ter 8, 9 mil bolsas de estudo, apoiando aquele jovem de famílias mais vulneráveis socialmente.

Visita às escolas

Em 2015, Rui visitou mais de 140 escolas das redes estadual, municipal, e creches. “Eu vou para a escola, conheço a infraestrutura e converso com os alunos, converso com os professores, com os pais, mães que estão lá naquele momento da visita, e conversado muito com o secretário [da Educação, Osvaldo Barreto], para corrigir a infraestrutura, quando necessária a correção”.

Rui também fala, nesta edição, sobre ações efetivas para melhorar a educação na escola, através do envolvimento dos alunos e da família na vida escolar. “Para isso, nós fizemos um projeto inovador que foi a eleição de 36 mil líderes de classe, e nós vamos repetir a dose, porque nós queremos que essas pessoas, esses jovens, sejam os interlocutores com a direção da escola e com a Secretaria da Educação, corrigindo aquilo que está faltando, propondo ações e buscando ajudar os colegas, porque os líderes também têm função educacional”.

Outras áreas

Rui Costa se despede do programa falando fazendo um curto balanço e falando dos planos para 2016 em outras áreas. “Pretendo agora dar uma arrancada ainda maior na saúde, com o início da construção das Policlínicas Regionais, eu quero no primeiro trimestre chegar a 10 Policlínicas espalhadas em todas as regiões do nosso Estado. Na área da segurança, nós reduzimos o número de homicídios. Nós devemos fechar o ano com a redução próxima a 5%. Algumas cidades nós chegamos a 25%”.

O governador entra no clima de festas e destaca a importância da família. “Se nós dermos a cada criança, a cada jovem próximo a nós, carinho, afeto, um abraço que seja, nós vamos reforçar os laços de pertencimento e os laços de solidariedade e de afeto entre os seres humanos e, com isso, não tenho dúvida, nós vamos melhorar muito o desempenho na escola, o desempenho na educação, e vamos melhorar a convivência entre os seres humanos, diminuindo drasticamente a violência e melhorando, portanto, a paz entre nós baianos e baianas”.

O Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível no www.secom.ba.gov.br e pelo telefone 0800-071-7328.

0 comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Bem vinda! Entre na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password